Meu 2020 em Livros

Cada vez mais percebo que 2020 foi um ano de grandes transformações pessoais para muita gente. 

Em um contexto de pandemia, as transformações foram motivadas por tragédias para alguns. Mas em um contexto de quarentena, para muitos outros foi motivada por estar isolado de muito do que se estava acostumado, de pessoas queridas, e de outras que faziam mal, de estar mais próximo daqueles com quem se divide um teto, de não ter como estabelecer uma separação tão clara entre vida pessoal e profissional e com isso entender que a vida é uma só.

Para mim não foi nada diferente e esse é um lado de 2020 do qual sempre me lembrarei com gratidão. 

Em uma pequena retrospectiva dos livros que li (ouvi) em 2020 percebi que esse mergulho de consciência estava amparado por muita leitura também. Compartilho aqui os livros que contribuíram para a minha transformação pessoal de 2020, com breves notas que podem motivar outras pessoas a ler algum deles.

The Heart of the Buddha’s Teaching | Transforming Suffering into Peace, Joy, and Liberation – Thich Nhat Hanh – Porque eu comecei o ano lendo um livro sobre Budismo? O Budismo tem uma interpretação única sobre a efemeridade da vida e o sofrimento associado a isso. Sofrimento foi o que me levou a aprender mais sobre uma perspectiva bem diferente da Ocidental. E diversos conceitos do budismo podem nos ajudar muito a viver uma vida mais plena e MENOS sofrida.

Stealing Fire: How Silicon Valley, the Navy SEALs, and Maverick Scientists Are Revolutionizing the Way We Live and Work (English Edition) por [Steven Kotler, Jamie Wheal]

Stealing Fire | How Silicon Valley, the Navy SEALs, and Maverick Scientists Are Revolutionizing the Way We Live and Work- Steven Kotler, Jamie Wheal – Tão bom que escrevi um artigo só sobre ele, este livro foi um marco para mim pois me ajudou a conectar o mundo material e superficial da consciência a tudo o que não conseguimos racionalizar, mas que influencia muito mais nossas vidas. Meu “top pick” da lista para começar o seu mergulho.

Daring Greatly: How the Courage to Be Vulnerable Transforms the Way We Live, Love, Parent, and Lead (English Edition) por [Brené Brown]

Daring Greatly | How the Courage to Be Vulnerable Transforms the Way We Live, Love, Parent, and Lead – Brené Brown – Se deixar transparecer vulnerável é um ato de coragem tão notável que te faz ser visto como uma pessoa mais forte, e não mais fraca, como nosso receio nos diria. E praticar isso só reforçou esta percepção a cada vez que tomei esta atitude. Ler um livro inteiro sobre isso ajuda a cristalizar uma mudança de comportamento tão saudável e transformadora.

Theory U: Leading from the Future as It Emerges (English Edition) por [Otto Scharmer, Peter Senge]

Theory U | Leading from the Future as It Emerges – C. Otto Scharmer – O alinhamento de propósito é uma força imbatível de uma organização. Mais que boas pessoas e qualquer outro tipo de recurso. A teoria U é uma ferramenta para levar as pessoas de uma organização a um mergulho pessoal buscando alinhamento de propósito. Mas este olhar radicalmente diferente para o ser humano como força das organizações coloca a Teoria U como a grande evolução das teorias de administração e organização do trabalho.

Mindset | The New Psychology of Success – Carol S. Dweck – “Eu sou muito bom nisso, eu sou muito ruim naquilo” são expressões que refletem um mindset fixo, de quem não acredita lá no fundo que pode aprender e evoluir suas habilidades. O mindset de crescimento, em oposição, nós leva a buscar sempre o aprendizado e a evolução. Todos nós temos um pouco dos dois. Na verdade ouvimos a vida toda frases que nos induzem ao mindset fixo. Nos focar em manter o mindset de crescimento, sempre, pode ajudar qualquer um a ter mais sucesso na vida.

What You Do Is Who You Are: How to Create Your Business Culture (English Edition) por [Ben Horowitz, Henry Louis Gates]

What You Do Is Who You Are | How to Create Your Business Culture – Ben Horowitz Cultura, tão importante para uma organização, tão difícil de construir. Nao perderia a chance de aprender o ponto de vista de Ben Horowitz sobre este tema. “O cara das coisas difíceis” tem um olhar muito além da superfície e foi a fundo estudar cultura muito além das organizações e ao longo da história.

Make Your Bed: Little Things That Can Change Your Life...And Maybe the World (English Edition) por [Admiral William H. McRaven]

Make Your Bed | Small things that can change your life…and maybe the world – Admiral William H. McRaven – Na mesma linha, entender o que de mais profundo pode vir de um cara tão durão quanto um almirante dos Navy Seals. Pequenos hábitos de disciplina como arrumar a própria cama são sedimentam um comprometimento com comportamentos que você considere importante. É o próprio conceito de disciplina, que vale para ter uma vida saudável, meditar e para muitos hábitos profissionais.

The Seven Spiritual Laws of Success: A Practical Guide to the Fulfillment of Your Dreams (English Edition) por [Deepak Chopra]

The Seven Spiritual Laws of Success – Deepak Chopra – Não gosto de usar a palavra “espiritual”, pois sua conexão com religião pode dividir opiniões ao invés de criar credibilidade. Mas depois de ter completado o desafio de meditação do Chopra e entender como o hábito, a disciplina de meditar traz transformações profundas para sua forma de pensar e agir, dei uma chance ao livro. Desde que li “Stealing Fire” tenho conseguido enxergar todos os conceitos associados às “leis espirituais” de Chopra de forma menos espiritual e mais lógica, vejo isso como importante ferramenta para facilitar a conexão de mais gente com estes conceitos. Por isso tenho a tranquilidade de recomendar a leitura do livro, mesmo para os mais céticos. Para esses recomendo antes lerem “Flow” e “Stealing Fire”. Para os mais espiritualizados podem ir de cabeça. 

Anything You Want: 40 Lessons for a New Kind of Entrepreneur (English Edition) por [Derek Sivers]

Anything You Want | 40 Lessons for a New Kind of Entrepreneur – Derek Sivers – Conheci o Derek Sivers ouvindo um podcast dele e me identifiquei muito. Ele fundou uma startup de tecnologia e a vendeu depois de 10 anos. Hoje ele vive de compartilhar seus pensamentos, mas neste livro ele volta aos seus aprendizados sobre empreender. E que incrível a visão de mundo de Sivers aplicada ao empreendedorismo. Se tem alguém que enxerga dois palmos abaixo da superfície e aplica isso em todas as áreas da vida, esse é o cara!

Awareness: Conversations with the Masters (English Edition) por [Anthony de Mello, SJ, J. Francis Stroud]

Awareness | Conversations with the Masters – Anthony de Mello – Na linha do espiritual, esse livro apareceu no algoritmo de recomendação. Pura lógica, mas os mais espiritualizados poderiam dizer que não. Um nada convencional padre católico indiano com nome de Brasileiro conduz nos conduz por uma jornada através de conceitos associados ao Budismo. Ele nos provoca a nos enxergar de uma perspectiva externa, observando nossas emoções e reações deixando de lado o julgamento. Um exercício incrível que, entre muitas outras coisas, pode ajudar a melhorar as relações humanas, e que pode ser usado para as pessoais e para as profissionais. 

Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less (English Edition) por [Greg  Mckeown]

Essentialism | The Disciplined Pursuit of Less – Greg McKeown – Focar no essencial. Como isso combina com o convite que 2020 nos fez? Uma chave para o sucesso profissional, mas também em outras várias áreas da vida. O livro martela o conceito na cabeça com vários exemplos e práticas, até que você saia com a mente treinada para isso.

Flow | Living at the Peak of Your Abilities – Mihaly Csikszentmihalyi Ph.D. Outro ponto alto do meu ano literário, mais um livro que mereceu um artigo só para ele. Em uma frase: quer aprender a mergulhar no estado de consciência que maximiza sua performance e sua satisfação pessoal? Tanto em uma perspectiva de minutos quanto em uma escala de vida? Leia o livro, mas antes, leia o artigo. 😉

book cover

Hell Yeah Or No – Derek Sivers – Depois de trocar e-mails com o Derek Sivers, resolvi experimentar sua proposta de comprar um livro diretamente dele em MP3 e PDF. A experiência em si não agregou muito, mas os pensamentos provocadores de Sivers expandem sua visão de mundo. Sobre cada pequena situação uma grande provocação. O tema que da origem ao livro não é muito aprofundado. Basicamente ele nos provoca dizer sim àquilo que dá vontade de dizer um sonoro SIM (Hell Yeah) e não a todo o resto. Para conhecer um pouco mais, em doses homeopáticas, visite sivers.org ou ouça a seu podcast.

O que há em comum com todos esses livros? Quando você começa a enxergar um pouco abaixo da superfície, cada vez mais você tem vontade de mergulhar fundo e menos apego ao que é superficial você tem. Espero que uma boa parte do mundo tenha aproveitado a oportunidade que 2020 nos deu de sermos menos superficiais e vivermos com mais intensidade e prazer. O único lado bom de algo que ameaça a nossa vida é nós ajudar a enxergar o seu valor.

Se você tiver interesse em conversar sobre temas como estes em 2021, pode me dar um alô! Que o que 2020 nos ensinou, torne os próximos anos muito melhores!

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: