“Stealing Fire” vai mudar a sua visão sobre performance, e sua forma de ver o mundo

Nosso cérebro é capaz de absorver e processar uma infinidade de informações a cada instante. Bilhões de bits. Mas o processamento consciente destas informações só é capaz de lidar com cerca de 120 bits. Ouvir uma pessoa falando consome cerca de 60 bits, metade disso. Mas o que acontece com todo o restante? É perdido? Não. E mergulhar no poder do nosso cérebro além de sua parte racional é o grande “hack” de que trata o livro “Stealing Fire”(Roubando Fogo).

Stealing Fire

O título se refere à lenda de Prometeu que, contra a ordem de Zeus, roubou o fogo, que deveria ser um privilégio e um poder acessível apenas aos deuses, e o entregou à humanidade. Os autores Steven Kotler e Jamie Wheal, sugerem que aprender a neutralizar a parte racional de nosso cérebro (o córtex pré-frontal) bem como relaxar a parte instintiva que nos leva a lutar ou fugir em situações de perigo (a amídala) destrava um potencial tão gigantesco e transformador, que pode ser revolucionário. Para isso precisamos aprender a acessar estados alterados de consciência, onde nos conectamos com todo esse potencial ao desligar as limitações do cérebro racional e do sistema límbico. O Flow (estado de fluxo) é um dos exemplos, mas os autores preferem chamar genericamente de êxtase. Isso dá origem a grandes insights, inspirações e mudanças que são trazidas para o dia a dia, mesmo fora deste estado.

Quatro forças são listadas como as principais ferramentas para atingir o êxtase: Psicologia, Neurobiologia, Tecnologia e Farmacologia. E não faltam exemplos de ferramentas de cada um destas forças: de terapia, meditação, religião, esporte, sexo, gadgets e até mesmo substâncias psicodélicas. São ferramentas disponíveis e utilizadas por muitos, incluindo grandes corporações como Google, organizações de alta performance como os Navy Seals e empreendedores como Elon Musk para destravar alta performance, produtividade e plenitude. 

O livro não é um guia nem um manual. De fato cada pessoa deve encontrar seus próprios caminhos para o êxtase, mas compreender as limitações do nosso quotidiano racional e estruturado e o potencial de as desligar temporariamente, faz deste um dos livros que muda definitivamente sua forma de ver o mundo e pode fazer uma real diferença na vida de qualquer um.

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Um comentário em ““Stealing Fire” vai mudar a sua visão sobre performance, e sua forma de ver o mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: