Blog

Inteligência Artificial criando o Futuro do Trabalho

A inteligência artificial está criando… Ilustrações, textos, música.

Só essa afirmação, para quem imaginava que a capacidade criativa era uma virtude exclusivamente humana, pode assustar.

Mas o que está sendo criado vai muito além disso. É um #futurodotrabalho diferente do que muitos eram capazes de imaginar.

Seis lições de empreendedorismo de uma vinícola de 150 anos

* Artigo publicado originalmente no Portal Startupi em 28/7/2022 Era um dia de verão e me dirigia a uma praia do Alentejo, região vinícola de Portugal. Mas o tempo fechou. Não tínhamos conhecido nenhuma vinícola no dia que planejado para isso, então, minha mulher conseguiu uma visita de última hora para preencher aquele dia cinzento.Continuar lendo “Seis lições de empreendedorismo de uma vinícola de 150 anos”

Tempo, o conceito musical aplicado à nova realidade do trabalho

* Artigo publicado originalmente no Porta Startupi em Ainda atordoado, Thomas Anderson abriu os olhos e se levantou do chão, olhou para o final do corredor onde três agentes de terno e óculos escuros encararam de volta. Rapidamente levantaram suas armas e começaram a disparar contra ele. Thomas estendeu sua mão em direção às balasContinuar lendo Tempo, o conceito musical aplicado à nova realidade do trabalho

Precisa-se de líderes

Em um dia ensolarado qualquer, dezenas de pessoas aproveitavam a piscina ouvindo as músicas populares que tocavam como som ambiente em um hotel. Alguns poucos até as acompanhavam cantando. De repente um músico se aproximou, se sentou sob uma tenda, plugou um microfone e começou a tocar seu violão e cantar. O estilo das músicasContinuar lendo “Precisa-se de líderes”

Meu 2021 em Livros

Este foi um ano de muita “leitura”. Há muitos anos descobri os audiolivros e se consegui ler três dezenas de livros esse ano foi só por conta deste formato. Alguns li em formato e-book e até livro físico, mas me acostumei tanto ao audio que quando é possível coloco até a Alexa para ler os e-books para mim (fica a dica, ela lê direitinho em inglês e em português)!

Outra descoberta interessante foi o Pocket, com sua habilidade de “ler” artigos em audio, vale experimentar.

Leio para aprender e quanto mais faço isso, mais descubro o quão pouco eu sei. Escrevo para dividir o que aprendi, portanto ao invés de despejar uma lista de 30 linhas resumi cada um em um aprendizado. Para saber o que de mais importante aprendi com os livros que li este ano, leia o artigo.

Domando a sua carreira

Conheço centenas de empreendedores. Ainda assim quando quero falar sobre comportamento empreendedor é a história do João que conto, porque ela mostra que é algo que se pode aprender (ou descobrir) e que pode fazer toda a diferença para a carreira de qualquer pessoa.

Em breve lançaremos um Podcast juntos. O tema empreendedorismo será central e com este texto ficará claro porque ter esse cara como meu co-host.

Sua coragem em me deixar contar a sua jornada para mostrar meu ponto de vista foi um ato de vulnerabilidade tão admirável quanto sua própria trajetória. Obrigado João!

Dentro de Armadura

Dentro da armadura

Uma conversa com meu filho sobre super heróis me ajudou a enxergar padrões que me influenciaram como a toda sociedade, e me posicionar para romper com eles. Resolvi relatar essa reflexão e como ela me impactou pessoalmente neste artigo.

Quando a Netflix pisa em um prego

Um prego pode ser visto como uma ameaça, algo que pode penetrar em nossos pés. Empresas são moldadas de formas diferentes para reagir a ameaças, oportunidades e outros eventos. A Netflix foi planejada para favorecer a agilidade e a inovação. E o resultado é uma cultura bastante diferente do que encontramos na maioria das outras organizações. Este é o tema do livro No Rules Rules (a regra é não ter regras) e também da análise que faço neste artigo.

#giveback

TL;DR: Decidi abrir minha agenda para apoiar outros empreendedores com mentoria, ajudando-os a não cometer os erros que cometi em minha trajetória até aqui e é claro, aprender com meus acertos também. Estou apoiando os fundadores do Traz Favela, Startup selecionada pelo Black Founders Fund, lindo programa do Google. Mas se você é um empreendedor que não me conhece e quer se beneficiar do que eu aprendi, basta agendar seu horário neste link: https://calendly.com/ftaliberti/mentoring

Quer entender, melhor minhas motivações? Leia o artigo completo

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu Blog

Receba avisos por e-mail sempre que houver um novo post

%d blogueiros gostam disto: