Meu 2021 em Livros

Este foi um ano de muita “leitura”. Há muitos anos descobri os audiolivros e se consegui ler três dezenas de livros esse ano foi só por conta deste formato. Alguns li em formato e-book e até livro físico, mas me acostumei tanto ao audio que quando é possível coloco até a Alexa para ler os e-books para mim (fica a dica, ela lê direitinho em inglês e em português)!
Outra descoberta interessante foi o Pocket, com sua habilidade de “ler” artigos em audio, vale experimentar. 
Leio para aprender e quanto mais faço isso, mais descubro o quão pouco eu sei. Escrevo para dividir o que aprendi, portanto ao invés de despejar uma lista de 30 linhas ou de escrever um breve resumo sobre o que é o livro, pensei em resumir cada um deles em um aprendizado. Assim, para não ficar repetindo “com [nome do livro] aprendi que…” subentenda que cada frase é composta por estas partes. Organizei a lista em temas macro (dos aprendizados, não necessariamente dos livros) para facilitar sua digestão.
Vamos às lições. Com …. aprendi que:

Product Management

  1. The Mom Test – Rob Fitzpatrick– simplicidade é chave para o sucesso de qualquer produto. 
  2. InspiredMarty Cagan – todo produto deve ser guiado pelas descobertas feitas na interação com o cliente.
  3. Empowered – Marty Cagan – há tanto para descobrir na interação com o cliente que toda a organização deveria ser orientada a isso e o time diretamente envolvido com produto deveria ter isso como prioridade, sempre.
  4. HookedNir Eyal – levar uma pessoa a tomar uma ação requer motivação e habilidade e produtos de sucesso ajudam seus usuários a ter ambos.
  5. Nudge – Richard H. Thaler – O cérebro humano tem bugs que o impedem de fazer o que nós mesmos entendemos que seja melhor para nós. A ciência comportamental pode ter grande impacto (se usada para o bem) nos ajudando a tomar melhores decisões.

Estratégia e Futuro

  1. Post Corona – Scott Galloway o que pode ser feito de maneira mais eficiente após a transformação digital acelerada pela pandemia de COVID-19 seguirá esta tendência. Assim, a tendência para o trabalho é ser remoto na medida do possível e da educação também é se tornar cada vez mais remota e digital. Ainda falta muita tecnologia para que isso seja igualmente verdade para qualquer tipo de trabalho e de educação, mas tendência indica uma direção.
  2. Turning The Flywheel – Jim Collins existe um manual de poucas páginas para construir e levar uma empresa ao sucesso. Vale a pena ter sempre a mão. 
  3. Blitzscaling – Reid Hoffman – Existe o negócio certo e a hora certa para este negócio crescer como louco a base de venture capital. 
  4. 7 Powers – Hamilton Helmer – As forças de Porter mereceram ser revisitadas depois da revolução digital e conhecer as novas forças pode realmente ajudar no sucesso dos negócios.
  5. Being Digital – Nicholas Negroponte – há pessoas com real habilidade de visualizar o futuro, ler seus livros pode ajudar os outros a se preparar para ele.
  6. The Cold Start Problem – Andrew Chen que tudo o que depende de uma rede precisa começar com a menor versão dela possível, a chamada “atomic network”.
  7. The Four Steps to Epiphany – Steve Blank – criar um novo mercado pode ser perigoso e demorado demais, criar uma ruptura para um mercado existente pode ser mais inteligente.

Gestão

  1. No Rules Rules – Reed Hastings – confiança e liberdade são muito mais eficientes que processos e engessamento.
  2. It Doesn’t Have to Be Crazy at Work – Jason Fried e David Heinemeier Hansson como é importante darmos dois passos para trás e reavaliar o que é realmente importante, para nossas vidas e nossas empresas, ao invés de seguir a manada.
  3. Building and Managing High Performance Distributed Teams – Alberto Silveira – times de sucesso compartilham um coração, mesmo que não estejam juntos fisicamente. 
  4. Gestão Integral – Marcelo Cardoso – polaridades não são problemas a medida que elas nunca serão resolvidas, mas podem ser gerenciadas, equilibradas e se tornar uma verdadeira fonte de potência.
  5. Drive – Daniel H. Pink – Pessoas são motivadas por autonomia, propósito e maestria e isso é o que a empresa deveria buscar oferecer.

Empreendedorismo

  1. The Startup of You – Reid Hoffman – a pensar em si como um negócio que precisa de estratégia, investimento, foco e empenho para ter sucesso.
  2. Beyond Entrepreneurship 2.0 – Jim Collins – todo empreendedor deveria ler Beyond Entrepreneurship 2.0 (sério, esse é o livro mais incrível que li em 2021, dado que sou empreendedor). O sucesso de uma empresa é definido por fatores tão intangíveis quanto cultura, propósito e a escolha das pessoas certas alinhadas a tudo isso e tudo comprovado por método científico.
  3. Viva the Entrepreneur – Brian Requarth – empreender pode ser bom, pode ser uma vocação, mas sempre vai ser duro.
  4. Start Love, Repeat – Dorcas Cheng-Tozun comunicação e alinhamento são o segredo do sucesso de um casal que inclua pelo menos um empreendedor.
  5. Amazon Unbound – Brad Stone – que ambição e inventividade podem nos levar a construir o que não era imaginável para uma pessoa.
  6. O Tempo é o melhor negócio – Daniel Pereira – é possível modelar nossas vidas para aproveitar melhor nosso mais raro ativo: nosso tempo. 

Vida

  1. Why we Sleep – Matthew Walker dormir bem não é perda de tempo, mas pode ajudar a aproveitar muito mais o tempo que temos acordados.
  2. Range – David Epsteinser generalista pode ser muito bom!
  3. Man’s Search for Meaning – Viktor Frankl  não estamos em busca de sermos felizes, mas de razões para sermos felizes. Basta darmos a nós mesmos essas razões, o significado da felicidade, para encontrarmos.
  4. Search Inside Yourself – Chad-Meng Tan- alinhamento de propósito de vida com o nosso trabalho é crucial para nosso sucesso pessoal e profissional.
  5. The Almanack of Naval Ravikant – Eric Jorgenson – como é possível viver a vida em um nível mais elevado de consciência e como isso pode alterar radicalmente nossas escolhas de vida.
  6. Waking Up – Sam Harris é possível ser espiritualizado sem qualquer religião, mesmo buscando explicação científica para tudo. E ser espiritualizado é bom para todos.
  7. Open – Andrea Agassipode ser realmente doloroso passar a vida fazendo algo que você faz muito bem, mas que odeia fazer.

Espero que essa lista te inspire a ler parte desses livros em 2022, mas que estes livros gerem outros aprendizados! 

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: