#giveback

TL;DR: Decidi abrir minha agenda para apoiar outros empreendedores com mentoria, ajudando-os a não cometer os erros que cometi em minha trajetória até aqui e é claro, aprender com meus acertos também. Estou apoiando os fundadores do Traz Favela, Startup selecionada pelo Black Founders Fund, lindo programa do Google. Mas se você é um empreendedor que não me conhece e quer se beneficiar do que eu aprendi, basta agendar seu horário neste link.

Quer entender, melhor minhas motivações? Leia o artigo completo:



Em 2012 aceitei o desafio de estruturar e liderar uma iniciativa de Corporate Venture Capital, a TOTVS Ventures. Um dos desafios era aproximar a empresa do ecossistema de startups a ajudá-la a inovar com elas. Naquele momento, não era algo que muitas corporações faziam. Foi um período muito interessante em que conheci centenas de empreendedores e aprendi muito com eles. 
Então a vontade de voltar a empreender veio com tudo e saí da TOTVS para criar a Onyo. E foram anos de muito aprendizado onde cometi muitos erros, como empreendedor e como pessoa e aprendi com todos eles. Foram vários acertos também e várias conquistas. Como empreendedor tenho muito a agradecer a todos que apoiaram esta trajetória até aqui, como nossos investidores, o programa Google for Startups e o Founders institute. Mas as cicatrizes e os aprendizados que elas proporcionaram é o que tenho de maior valor para compartilhar.
Hoje novamente estou participando da construção de sinergias com uma corporação na nova fase da plataforma, que agora se chama Pede Pronto. E a vontade agora é de materializar essa gratidão com a atitude que chamamos normalmente entre as startups de #giveback. Procurei o Google for Startups para poder retribuir ajudando outros empreendedores. Acredito que, se eles não cometerem os mesmos erros que eu, terão mais chance de sucesso. Eles vão cometer outros, é claro, mas depois eles compartilham estes aprendizados também. 
A resposta da Fernanda Caloi, do Google for Startups, foi: “que tal apoiar Startups do Black Founders Fund?” Como o nome diz, é um fundo criado pelo Google para apoiar startups de fundadores negros. Adorei a oportunidade. Eu acredito que a maior ferramenta para inverter as desigualdades de oportunidades do nosso país é criar oportunidades diferenciadas para quem costuma ter mais desafios que oportunidades nas condições normais. Se eu posso fazer a diferença para estes founders, acho que farei mais diferença para o país. 
Fui apresentado então aos fundadores do Traz Favela. O Iago, é aquele CEO sonhador que tem mais do que a vontade, tem a certeza, de que vai conquistar o mundo e nada pode pará-lo. Me identifico muito com essa personalidade. Ele quer saber sobre cultura, comunicação, propósito, valores. Tudo o que faz uma startup ter alma. É o que diferencia as startups campeãs: alma. A Ana Luisa, aquela que faz as coisas acontecerem, que se empolga quando eu falo que temos que falar sobre os problemas e os planos para resolver eles de forma rápida e enxuta. Sem sócios como a Ana fundadores como eu e o Iago voaríamos alto, mas só nas nossas mentes e pouco iria acontecer de verdade. E finalmente o Marcos, o CTO que eu queria ter como sócio quando comecei e que tanto me fez falta. O cara que não tem medo de aprender sobre a tecnologia que for, que vai fazer as coisas pararem de pé e ficarem assim, escalarem e serem produtivas. 
Esse time vai longe e vai ser um prazer ajudar eles com um propósito tão bonito de inclusão das comunidades que já são excluídas de tanta coisa, mas não precisam ficar de fora do ecossistema do delivery. Sei que posso ajudar eles a acertar mais e errar menos onde eu errei. 
Mas a vontade não pára por aí. Empreendedores de startups em diversos estágios tem me procurado e chegam a mim por network. Mas e quem não me conhece e que eu poderia ajudar? Decidi então abrir minha agenda para estes empreendedores. Algumas horas por semana me dedicarei a mentorar empreendedores de startups que podem se beneficiar de aprender com os erros e acertos dos outros. Esta é a minha oferta. E se você é empreendedor e quer se beneficiar dela, basta agendar seu horário aqui:

Nos vemos lá!

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: