Porque dormimos?

Photo by David Mao on Unsplash

“Eu nunca vou ler esse livro”

Foi o que pensei quando o André Barrence (Head de Startups do Google) me indicou. Eu sempre fui uma daquelas pessoas que achava que dormir era perda de tempo e me orgulhava de dizer que dormia só 6 horas por noite e ficava bem.

“Prefiro viver do que dormir”

eu dizia. Mas eu gosto de me desafiar, inclusive as minhas crenças e resolvi desafiar essa me arriscando a ler “Why We Sleep” (por Matthew Walker PhD). Agora tenho um problema…

Ainda gostaria de poder dormir pouco e continua complicado encaixar 8 horas de sono na rotina, mas o entendimento da importância disso vai acabar me fazendo dormir mais daqui até o fim da vida. E como  resultado disso terei menos chance de ter câncer, de ter um infarto, Alzheimer, um acidente de carro por dormir no volante. Terei melhor performance esportiva, melhor desempenho no trabalho, mais produtividade, mais criatividade, melhores funções cognitivas, capacidade de entender o que os outros estão sentindo e empatizar e melhor reconhecimento como líder. Além disso, provavelmente meus filhos vão se beneficiar desta atenção especial ao sono se tornando mais saudáveis física e mentalmente e melhorando muito sua capacidade de aprendizado.

Nada disso é achismo. Matthew Walker é PhD e passou 20 anos estudando o assunto para publicar esse livro. Cada um dos benefícios que citei é comprovado com pesquisas e testes em laboratório.

Mas talvez seja melhor você não ler. Pois se você não conseguir criar tempo para dormir 8 horas por noite provavelmente vai se preocupar ainda mais com tudo de ruim que isso está te causando. Talvez durma ainda pior por isso nas 7, 6, quem sabe 5 horas que passa na cama. Melhor se alienar a este conhecimento, não é? Se preferir não ir tão a fundo, mas ainda quiser a principal dica do livro, é: durma ao menos 8 horas por noite.

Agora, se você quiser um mergulho diferente nesse conhecimento, o autor tem também um curso no Masterclass (me mande uma mensagem se quiser experimentar a plataforma antes de assinar).

Ironias à parte, todos deveriam ter acesso a este conhecimento em algum formato. Isso é necessário para mudar uma cultura de privação de sono como uma coisa boa, causando sérios problemas, desde performance inferior no mundo dos negócios, até mortes por acidentes de trânsito ou por erros médicos, todos consequentes de longas jornadas sem dormir.

Poucas são as culturas empresariais como a do Google, que abraçam o sono como algo tão importante a ponto de oferecer “nap pods” (cápsulas de soneca) para estimular colaboradores a dormir no trabalho. Matthew está em uma jornada para mudar a realidade do sono no mundo. Essa é a minha contribuição para ajudá-lo.

Bons sonhos!

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: