5 Livros para quem está pensando em empreender

Empreender é para empreendedores. Se você pensa em empreender para ganhar mais dinheiro, atingir aprendizado e crescimento de carreira, sugiro que repense e converse com empreendedores. A jornada de empreender é tão dura que é preciso muito mais motivação que isso. É preciso ter o mindset e a estrutura mental e emocional de quem quer superar estes desafios por alguma coisa diferente, maior. Alguns livros que me influenciaram em minha trajetória empreendedora são altamente recomendáveis para quem está pensando em empreender. Aqui vai uma pequena lista com a motivação de cada indicação.

Start with Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action

1- Start With Why (Comece pelo Porquê)

O pensador Simon Sinek é um grande provocador de um conceito imprescindível para criar uma empresa: o propósito. É preciso começar com o porquê em mente. O resto é consequência. O porquê define como você fará as coisas e o que fará, nesta ordem. O que as empresas fazem pode mudar muito ao longo do tempo. Essa flexibilidade é importante em especial para uma startup. Mas o porquê não deveria mudar e essa consistência é importante para o sucesso. Quer saber se vale a pena ler o livro? Veja o TED Talk: https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt-br

2- The Hard Thing About Hard Things (O Lado Difícil das Situações Difíceis)

Um clássico do Ben Horowitz, grande empreendedor do Vale do Silício e hoje sócio da empresa de Venture Capital Andreessen Horowitz. Se você chegar ao fim do livro ainda com vontade de empreender é um sinal de que pode aguentar essa dura jornada na vida real. Ele explica tudo o que há de difícil e complexo em empreender contando na sua própria perspectiva como foi a sua jornada. E como ela for difícil. Leitura essencial. 

The Founder's Dilemmas: Anticipating and Avoiding the Pitfalls That Can Sink a Startup (The Kauffman Foundation Series on Innovation and Entrepreneurship) (English Edition) por [Noam Wasserman]

3- The Founders Dilemmas

Essa excelente coletânea de questões extremamente relevantes sobre sociedade e decisões cruciais para qualquer fundador pode ajudar qualquer empreendedor (mesmo os experientes) a cometer menos erros. Antes de assinar qualquer contrato social ou abrir um CNPJ, leia! Depois pode ser tarde demais.

4- Lean Startup (A Startup Enxuta)

Eric Ries deu forma e nome a um movimento que acabou transformando a forma de criar empresas no mundo todo. Este livro conduz o leitor pela absorção de um mindset que é crucial para empreender sem gastar tempo, dinheiro, foco e energia em coisas erradas, desnecessariamente. Conduzir o negócio com este mindset com certeza diferencia o sucesso do fracasso.

5- Zero to One (De Zero a Um)

Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal apresenta uma visão bem diferente sobre empreendedorismo e inovação. Para quem tem ambição de verdade sua forma de ver a inovação pode abrir uma janela para criar negócios que simplesmente não tem competição, o que é o segredo do sucesso de empresas como Google, Microsoft e Facebook, para Thiel. 

Estes cinco, são um bom começo. Mas se você quer empreender, ler é um hábito crucial, e logo você terá a sua lista. Leia muito, pois em cada leitura você vai encontrar as respostas de perguntas que vão te desafiar na jornada de empreender.

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Deixe um comentário