5 livros para inovar em grande empresas (+1 de bônus)

Publicado originalmente no LinkedIn em 15/Jan/2020

Recentemente fui questionado sobre quais seriam minhas indicações de livros sobre inovação. “Para startups ou para grandes empresas?”, perguntei. Como trabalhei anos com grandes empresas, lidando com os desafios da inovação, com seu relacionamento com startups e hoje sou um empreendedor de startup, conheço bem os dois mundos e sei como eles são diferentes.

Embora as grandes empresas estejam cada vez mais buscando se aproximar de startups e inovar como elas, existem características inerentes ao fato de serem grandes que precisam ser conhecidas. Desconhecer estas características e ignorá-las não tornará mais fácil inovar, pelo contrário, pode colocar a inovação em risco. É importante conhecer o contexto e saber navegar pelos desafios de inovar em uma grande empresa, aplicando as técnicas que as startups desenvolveram e aperfeiçoaram. Pode ser mais difícil? Pode, mas inovar nas grandes também pode trazer retorno bem mais rápido se tais características forem bem usadas.

Vamos à lista:

1- O Dilema da Inovação (The Innovator’s Dilemma) – Clayton M. Christensen

Livro O Dilema da Inovação

Apesar de ter mais de 20 anos, a fundação que este livro estabeleceu continua sólida. Ele explica os desafios naturais que fazem com que uma grande organização estabelecida tenha mais dificuldade de inovar que os novos entrantes o que faz com que muitas vezes elas percam a corrida da inovação, o que pode chegar a ser fatal. Conhecer este fundamento é a base para conseguir inovar em grandes empresas.

Ler no formato:

2- The Innovator’s Solution (sem tradução em Português) – Clayton M. Christensen

Livro The Innovator's Solution

Neste livro, Christensen se propõe a oferecer uma solução, um framework para implementar inovações radicais em grandes empresas. O framework passa por avaliar as sinergias e conflitos de modelos entre o negócio estabelecido e a inovação pretendida e a solução pode ir tão longe como desenvolver uma organização apartada. Também é um livro que ajuda a constituir um mindset, embora as grandes organizações tenham desenvolvido outras formas de inovar de fora para dentro, se aproximando, construindo parcerias e até adquirindo startups.

Formato:

3- A Startup Enxuta (The Lean Startup) – Eric Ries

Livro A Startup Enxuta

Este livro que já se tornou um clássico da transformação na forma de criar novos negócios. Estudando as histórias de fundadores de startups anteriores à bolha das .com é possível perceber que não havia muita técnica e muitos sucessos foram construídos com descobertas empíricas. Este livro marca uma mudança de era e resume com um mindset e uma técnica como se inova a partir de experimentação, medição e aprendizado controlado. Embora tenha sido escrito por um fundador de Startup, o método passou a ser usado também em grandes empresas e tornou Eric Ries uma celebridade e um palestrante muito requisitado por elas.

Formato:

4- O Estilo Startup (The Startup Way) – Eric Ries

Livro O Estilo Startup

Depois de conquistar as grandes empresas com uma técnica criada para startups, Ries adaptou de vez sua técnica para mostrar como as grandes empresas podem inovar da forma que as startups inovam. É uma sequência para o seu livro anterior, e cai como uma luva para ajudar a superar os dilemas da inovação em grandes empresas e partir para a prática.

Formato:

5- Organizational Physics | The Science of Growing a Business (sem versão em Português) – Lex Sisney

Livro Organizational Physics

Este livro genial estabelece um paralelo entre as leis da física e as leis que regem as organizações. Ele traduz de uma forma inovadora as forças que influenciam todas as dinâmicas e relacionamentos da organização e das pessoas que a compõe. E isso ajuda a entender, explicar e influenciar a forma de inovar em qualquer empresa, mas em especial nas grandes onde a massa e a energia são maiores onde quer que se vá! Gosto tanto deste livro que escrevi um post especificamente sobre ele: https://www.linkedin.com/pulse/porque-sua-organiza%C3%A7%C3%A3o-desafia-leis-da-f%C3%ADsica-fernando-taliberti/

Formato:

6 – Bônus: The Startup J Curve (sem versão em Português) – Howard Love

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O ciclo de vida de uma empresa, desde startup até uma grande empresa, incluindo os desafios enfrentados para passar de cada etapa é o que aborda este livro. Ele muda a perspectiva de como vemos a vida de uma empresa e conecta com os demais ao fundamentar como os dilemas para a inovação são criados. É possível rejuvenescer uma grande empresa criando, se associando ou comprando startups e reiniciando este ciclo continuamente. Entender como uma startup evolui até passar a pensar como uma empresa grande pode ajudar a fazer uma empresa grande voltar a pensar como startup. 

Formato:

E você, gosta destes livros? Conhece outros que ajudam grandes empresas a inovar?

Publicado por Fernando Taliberti

Sou um empreendedor, entusiasta de inovação e tecnologia, maníaco por livros de negócios. Adoro absorver conhecimento e usar ele para construir o novo, mas também para compartilhar escrevendo e palestrando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: